
Por que o chocolate belga é o melhor do mundo?
Você sabia que o chocolate Belga é considerado o melhor do mundo?
Sim!
Você sabe porquê?
Por que eles executam com perfeição o processamento das amêndoas. Tem técnica, competência e rigor. Pois não adianta ter disponível os melhores ingredientes e não saber extrair o que eles têm de melhor. E isso os Belgas sabem muito bem! Eles possuem um rígido controle de qualidade desde meados de 1884, isso evita que o sabor da receita seja adulterado pela adição de gorduras que não sejam provenientes do cacau.
Vamos falar de chocolate Belga X chocolate nacional?
Você sabe qual a diferença entre eles? O percentual de sólidos de cacau. O chocolate Belga possui no mínimo 35% de sólidos de cacau enquanto o nacional tem até 25% de cacau. Mas o que muda? Com percentual mais alto de sólidos de cacau o chocolate Belga utiliza menos açúcar, leite e não utiliza gorduras vegetais.
O que isso significa? Maior percentual de cacau fornece mais sabor e cremosidade ao chocolate.
Você sabia?
A legislação Belga é super rígida quanto a fabricação de chocolates. E para ser Belga o chocolate tem que ser produzido na Bélgica, ou seja, o chocolate feito no Brasil pela mesma processadora do chocolate Belga não é Belga, mas nacional.
O que também acaba acontecendo é que por mais que o chocolate nacional tenha os mesmos percentuais de cacau que a legislação Belga exige, se ele não for fabricado na Bélgica ele não é Belga. Ele não deixa de ser bom, mas você como cliente precisa saber realmente o que está consumindo, até porque o valor agregado de um bom chocolate é muito maior independente de ser Belga ou não.
Mas o que isso interfere? Os sólidos de cacau são a parte mais cara do chocolate e reflete diretamente no valor do produto. Então como os Belgas utilizam somente manteiga de cacau o valor dos chocolates fica mais elevado. O chocolate nacional principalmente os mais baratos utilizam muito açúcar e gordura vegetal em sua composição. O que influencia diretamente na textura e no nosso paladar.
Como falado anteriormente a parte de sólidos de cacau é a mais cara então utilizar gordura vegetal que não seja a manteiga de cacau pura acaba barateando muito o produto. Agora todos os chocolates nacionais são ruins? Não! Temos ótimos chocolates nacionais, mas precisamos ler as embalagens para saber o que estamos consumindo.
Temos disponível também no mercado nacional os chocolates bean to bar e tree to bar. Mas o que eles são? Bean to bar significa da amêndoa a barra, ou seja, os chocolate makers compram amêndoas de qualidade e processam as amêndoas até a barra. Tree to bar (da árvore a barra) é um processo ainda mais completo, ou seja, quem produz a amêndoa também produz o chocolate.
Como identificar um bom chocolate? Se o açúcar for o primeiro ingrediente da lista de ingredientes o chocolate não é de boa qualidade. Para ser de boa qualidade o chocolate dever ter o cacau como primeiro ingrediente da lista. Ele pode ser descrito como pasta de cacau, massa de cacau ou licor de cacau.